Todo erro é um preparo para o acerto !!!

A foto acima é da ex-piscina que se transforma em lago de peixes homeopaticamente, publicarei aqui todo seu histórico, erros e acertos no tópico Homeopatia - Tratando água, peixes e mais.. Amigos e Visitantes, esse blog é nosso, quem quiser me enviar suas experiências com medicinas naturais para tratar a saúde de qualquer "Vida" terei o maior prazer de postar, devidamente identificada.

Acredito que o conhecimento só existe porque se deu a conhecer, então convido
a abrir o coração e mente pra compartilhar tudo que possa ajudar ou instruir aos interessados, como eu e todos aqueles que buscam o bem estar do planeta.

Esse espaço é das Terapias Naturais, especialmente da Homeopatia, que é uma ciência com consciência do Todo e Tudo que somos.

Agradeço a visita e sinta-se em casa!!!

Inezalves









domingo, 3 de abril de 2011

Fotos da Montagem do Filtro Biológico- parte 1

       Filtro Biológico Caseiro 26/27-03-2011

Aos entendidos de laguismo e de como fazer um filtro biológico eficiente peço desculpas antecipadas, sei que o meu ta aquém do que precisa, porém fiz o que eu podia com o que eu tinha, e deu nisso!!! Vou continuar fazendo adaptações e tentando gastar pouco e reaproveitar tudo.
 Histórico: Era uma piscina de vinil, 10 anos de uso, 25 mil L, formato 4x5m, profundidade de 90 até 1,40m, com um Filtro pressurizado Nautilus F4  e bomba de ½ cv.... Esse filtro é útil pra filtrar ou recircular a água pela manhã todo dia por 2h, aspirar o fundo do piscinario 1 vez por semana jogando a água na horta e nesse dia sempre reponho  água sem cloro.
Inicialmente fizemos um filtro biológico pressurizado acoplado ao  Nautilus e não deu certo, tem um tópico anterior sobre isso. Agora é urgente fazer um filtro, pois os peixes estão crescendo muito, sujando a água e os filtros de planta não dão conta. Até agora usei homeopatias pra ajudar a drenar, revitalizar e não permitir que a água apodreça, mas preciso fazer a coisa certa. Afinal o equilíbrio do ecossistema é delicado e a boa sorte ta precisando de um filtro biológico capaz de limpar essa água o suficiente para que os peixes não adoeçam e fiquem bem.
Material;  1 Cx água 310lts.($90 )  / (1 saco)20 lts de argila expandida peq.($20 ) / 570 bobes de cabelo peq.($32)+ pedaços de mangueira e conduites + sacos de cebola+ manta acrílica($3mt.)+ tijolos+mangueiras+conexões e canos + duas bombas Sarlobetter SB1000C que ficavam no filtro de plantas e agora foram ligadas ao filtro biológico.
 Na verdade o filtro foi pensado para essas duas bombas que sobe a água do piscinario pra caixa de água, sai dos canos furados caindo sobre os sacos de cebola, passando pela manta acrílica, caindo sobre os sacos com  bobes e mangueiras, depois cai sobre os sacos de argila expandida que esta sobre tijolos no fundo da caixa, daí a água retorna pra o filtro de plantas que joga dentro do piscinario.
Espero que as fotos esclareçam o que não consegui explicar. Sei que demora pra que as “bactérias boazinhas” colonizem essas mídias, e aproveito pra agradecer a todos que postaram suas experiências nos sites sobre lagos e aquários, sem vocês eu não saberia nem por onde começar... Aproveitei as informações e adaptei a minha realidade.
Faz poucos dias e já fizemos ajustes nos canos que estavam entupindo com a sujeira da água, fizemos mais furos, lavei a manta acrílica e troquei umas duas vezes, pois tava preta de sujeira e estou monitorando esse filtro várias vezes ao dia... Pombas, isso ainda vai dar muito trabalho...
Sei que por enquanto é assim meio trabalhoso e preocupante mas é um bom desafio!

27-03- Essa água que esta recirculando, por isso a espuma, ta muito verde apesar do fundo ta limpo. Tem 36 peixes de 15cm, alguns Pacus com 30 cm ou mais. Não tem cheiro ruim e os peixes parecem bem...


Tenho 2 bombas Sarlo1000c ,submersas e envolvidas com sombrite pra sujar menos e não entupir com folhas que caem na água.

Nessa caixa 310lts, tem tijolos no fundo apoiando 1 saco de cebola cheio de argila expandida,dos 2 lados sai
 a água para o lago depois de passar pelas midias filtrantes.  


Por cima da argila expandida coloquei um saco com bobes e pedaços de mangueira e conduites.

Uma visão da água caindo sobre essas midias que deverão ser colonizadas por "famintos comilões de sujeiras" e vão limpar a agua pra os peixes...


Os sacos foram cobertos com manta acrilica que segura muita sujeira e sobre ela sombrite que ajuda a espalhar a agua sobre as midias filtrantes..

Uma visão geral de dentro da caixa com os canos furados por onde entra a agua do lago.

Levantei um pouco os canos para que a água que não tem muita pressão fique bem espalhada. Sobrou bastante espaço pra  aumentar a capacidade do filtro de acordo com as necessidade. 
                             
 Visão geral do filtro ligado as mangueiras de onde vem a água do lago (vermelhas) e as mangueiras azuis que   saem do lado de baixo do filtro para as bombonas que funcionam como filtro de plantas.
    Na medida em que for melhorando esse filtro, tentarei manter fotos e noticias atualizadas para que todos possam pesquisar, como eu fiz, e criar as alternativas que atendam a todas as necessidades.
                 Um abraço especial  aos aquaristas e laguistas que são criativos e bem humorados!!! 


                          







7 comentários:

  1. Muito legal teu blog, tb tenho um pequeno lago em minha casa, vou criar um blog específico para divulgar as fotos.
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Seu lago parece um pântano,não nos parece que seu invento deu certo,a não ser, se pretende criar: "crocodilos do Nilo ou Sucuris". Parabéns pela tentativa,quando as coisas melhorarem coloque uma foto demonstrando o resultado, isso se você ainda estiver vivo,pois entendo que breve você será devorado pelas feras que seu lado está a abrigar.Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Conselho que as midias biológicas fiquem submersas.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente , esse filtro ta com tudo submerso e meu Pantanario ta bem...

    ResponderExcluir
  5. o filtro biologico nao elimina algas , somente processa a amonia , formada atraves da decomposicao de materia organica , vai continuar verde ! , precisa instalar um filtro U.V . onde a agua passa ao redor de uma lampada ultra violeta , assim , eliminando boa parte das algas , deixando a agua cristalina , onde por sua vez a eliminacao e mais nitida em periodos frios .san.

    ResponderExcluir
  6. Realmente preciso pesquisar sobre essa lampada pra ver qual a capacidade que ela tem de me ajudar com toda essa alga que so cresce. Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  7. Atualmente, depois de um desastre recoloquei 7 tilapias que ainda estão pequenas, mas o filtro biológico ja foi mudado e ta funcionando junto com o tanque de aguapés, essa parte ta bem tranquila, E essas tilapias são realmente terriveis não param de procriar, vamos ver como vai ser dessa vez. obrigado.

    ResponderExcluir